* * *

A Galeria Sancovsky apresenta a mostra individual “Está Escrito” da artista Christiana Moraes. São exibidos um painel de 140 desenhos com a palavra “Chega”, a série de monotipias “Bestiário”, com cerca de 23 trabalhos, a série “TAROTBR2013”, representando os 22 arcanos maiores do Tarô de Marseille, além de sua versão em múltiplo, de menor tamanho, com tiragem de 200 cópias assinadas. Durante o mês de abril, aos sábados, a artista realiza uma ação em que uma taróloga tira as cartas para o público gratuitamente. 

“Chega” é uma série de 140 desenhos em formato A3 com esta palavra escrita em nanquim, spray de tinta, guache, entre outros materiais. Justapostos sobre um painel que domina a parede esquerda da galeria, esses desenhos compõem um grande mosaico que “desenha com a linguagem escrita, garantindo a presença de um gesto maior”, segundo a artista, que ora exibe a faceta mais sintética e delicada de sua produção, antes marcada por obras de maior dimensão, ao mesmo tempo, a obra ganha força de violência por sua quantidade, como em uma multidão.

A série de 23 monotipias "Bestiário" revela fantasias, medos, violências e agressões surgidas no embate subjetivo com a vivência cotidiana em uma megalópole. Valendo-se de tipologias típicas dos centros urbanos, a artista atualiza o termo, muitas vezes associado apenas à Idade Média, trazendo à tona o imaginário do mal contemporâneo. O conjunto é apresentado em pequenos núcleos temáticos. Sugere opressões, anomalias, delitos e paranóias, perfilando tipos bizarros e mesmo surreais representados sobre um plano marmorizado e grave.

Na sala 2 da galeria, Christiana apresenta “TAROTBR2013”, com 23 monotipias de 21 x 15 cm coloridas à mão, representando os 22 arcanos maiores e o verso de uma das cartas do que aludem ao célebre Tarot de Marseille. Sua escolha iconográfica, entretanto, referencia a cultura brasileira. Personalidades da cultura popular, da política (Dilma Roussef e Joaquim Barbosa), cinema (Dr. Spok, de Guerra nas Estrelas), artes (Marina Abramovic e Arthur Bispo do Rosário) e entretenimento (Silvio Santos), entre outros, representam a Imperatriz, o Julgamento, a Força, a Papisa, o Louco e a Roda da Fortuna.

Ainda na mostra, o público pode conferir um múltiplo desenvolvido pela artista especialmente para a exposição. É um baralho de 14 x 10 cm, com reproduções numeradas e tiragem de 200 exemplares, que também estarão à venda em caixas fechadas. Um desses baralhos é usado na ação proposta pela artista em que uma taróloga que atende o público em sessões gratuitas e individuais aos sábados, nos dias 11, 18 e 25 de abril, das 14h30 às 17h30.